Buscar
  • Alexandre Furniel

Um dia em Pinto Bandeira

UM DIA EM PINTO BANDEIRA, BENTO GOLÇALVES, RS, BR.

ūüď∑

A dica de hoje é um roteiro muito legal na região super badalada de Pinto Bandeira, município próximo de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.

Essa regi√£o √© a de maior concentra√ß√£o de espumantes √≥timos do Brasil. N√£o √© a √ļnica, claro, mas concentrada em um s√≥ munic√≠pio , √© √ļnica.

O munic√≠pio √© muito jovem, separou-se de Bento Gon√ßalves em 1996 e conta com menos de 3.000 habitantes, segundo os √ļltimos dados.

Pequeno, mas grande produtor de espumantes!

Eu destaco para vocês a Valmarino, Cave Geisse, Dom Giovanni e gigante Aurora. A visitação, com exceção da Aurora, é mais que recomendada. A visitação da Aurora acontece no centro de Bento, onde tem uma propriedade adaptada para o turismo.

Eu sugiro ao viajante tirar um dia só para se divertir nessa região e tomar grandes vinhos. Inclusive a qualquer momento deve sair a D.O de Pinto Bandeira, o que transformará a região na primeira D.O. de espumantes da América Latina. A região será um tipo de Champagne, França e acreditem temos excelentes produtos que não ficam longe dos franceses. Acredito que com exceção dos grandes franceses ,os brasileiros não deixam a desejar. Nosso produtos ganham dos mais famosos champgnes com valores bem mais baixos.

Escolha as 3 primeiras que mencionei acima. Fa√ßa duas antes do almo√ßo, comece pela Dom Giovanni e siga para a Valmarino. Ambas t√™m um varejo onde poder√£o ser degustados vinhos e adquiridos diretamente. Na Valmarino procure o Guilherme ou seu irm√£o Marco, eles est√£o sempre no varejo nos finais de semana. O intervalo para almo√ßo deve ser no excelente Restaurante Champenoise (sempre com reserva) dotado de um menu degusta√ß√£o sem igual. Termine o dia na Cave Geisse, cujo diretor respons√°vel √© o Daniel. Com um jardim maravilhoso, voc√™ poder√° descan√ßar, depois de um √°rduo dia de visitas, na grama com um belo espumante e ver o p√īr do sol incr√≠vel.

ūüď∑ūüď∑

Na Dom Giovanni, você poderá se hospedar (ótima opção para quem gosta de lugares reservados) e com antecedência poderá ter um almoço ou jantar na própria vinícola. Na Valmarino, os espumantes são ótimos e tem um cabernet franc dos melhores que já tomei. A degustação acontece ali mesmo na loja e é bem informal. Já a Cave Geisse, a mais renomada entre elas, você poderá conhecer os tanques e optar por diferentes níveis de degustação. Todas valem muito a pena!

ūüď∑

COMO IR E ONDE FICAR

A melhor maneira de ir é de avião até Porto Alegre + 2 horas de carro ou de Caxias do Sul + 45 min de carro. Alugue um, é bem mais barato do que ir de taxi. Em Porto Alegre tem um serviço de transporte até Bento.

A regi√£o tem muitos hot√©is, facilmente voc√™ encontrar√° op√ß√Ķes nos sites de hospedagem. Todas elas s√£o corretas, bem justas e voc√™ poder√° escolher qualquer uma delas dentro do seu or√ßamento.

Apenas ressalvo que o Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira ficam distante e voc√™ vai precisar contratar um servi√ßo de transporte privado. Se voc√™ prefere um passeio s√≥ para os vinhedos fique em uma das op√ß√Ķes do Vale dos Vinhedos ou na Dom Giovanni em Pinto Bandeira. Caso voc√™ queira fazer os passeios da cidade, fique em uma das v√°rias op√ß√Ķes do centro de Bento.

Boa viagem e sa√ļde!

Caso precisem de maiores detalhes, entrem em contato comigo pelo meu email.

Alexandre@benditovinho.com.br



1 visualização

Mundo Sommelier comércio de bebidas Eirele

11996173905

S√£o Paulo, SP, Brasil

©2019 by Alexandre Furniel. Proudly created with Wix.com